Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marcopsy

marcopsy

BORRACHA

BORRACCHA 

 

 

 

A borracha natural é o produto primário da coagulação do látex da seringueira. Hoje, a borracha sintética, cotômero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. Tanto uma como outra tem como polímero fundamental opoli-isopreno. A diferenciação se dá por adição de pigmentos e processos vulcanização com graus distintos. Serve para apagar e corrigir o que escrevemos de lápis.

 

 

 

  hora de fazer projetos, estudar, desenhar, lá está ela, a companheira inseparável do lápis. Pode se apresentar em vários formatos (retângulos, quadrados, círculos, coração), possuir várias cores (branca, verde, preta) e algumas possui até cheiro de fruta! O que importa é que, desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas tem a função de apagar. A borracha é um instrumento de trabalho em muitas profissões: arquiteto, engenheiro, entre outras, e constitui objeto escolar fundamental para estudos em geral.

O que talvez você não saiba é o porquê da borracha apagar a grafite. Para saber, precisamos estudar os componentes destas substâncias.

A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.

Podemos encontrar na composição da borracha o polímero poli-isopreno e outros compostos: enxofre, óleos. Vejamos agora a utilidade destes ingredientes adicionais:

 

Em um formato criativo, a Mercur apresenta curiosidades sobre alguns dos seus produtos. A borracha de apagar é um dos destaques
 
Muitas vezes um produto está há tanto tempo presente no nosso dia a dia que nem percebemos a importância dele em nossas vidas.  A borracha de apagar da Mercur existe há 85 anos, mas já era conhecida dos índios, antes mesmo do descobrimento das Américas. Além disso, a borracha tem um papel importante no processo de aprendizagem, pois leva consigo o significado de refazer algo que não ficou bom. Como o processo natural da vida que se baseia em erros e acertos.
 
Pensando em estar mais próxima das pessoas que utilizam a borracha de apagar, a Mercur buscou algumas curiosidades sobre esse produto e resolveu respondê-las de uma forma diferente e divertida. Algumas questões se transformaram em vídeos animados que podem ser assistidos no site da empresa www.mercur.com.br/curiosidades. e no seu canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OP0j50Fs8qI
 
Conheça mais sobre a borracha de apagar ao ler as respostas da empresa sobre diferentes questões:
 
- A Mercur inventou a borracha?
Antes mesmo das borrachas de apagar, as pessoas já usavam migalhas de pão para apagar os erros da escrita. A Mercur não inventou a borracha de apagar, mas provavelmente fabricou a primeira borracha de apagar do Brasil. Isto aconteceu na década de 1930, quando os fundadores da Mercur trouxeram da Alemanha uma fábrica desativada de borracha.
 
- É verdade que a borracha natural vem da árvore?         
As borrachas de apagar naturais são produzidas a partir do látex extraído das árvores Seringueiras, que se regeneram na natureza.
 
- De onde vem o látex que a Mercur usa?
O látex, matéria-prima que parece um líquido leitoso claro, é extraído da árvore Seringueira. Parte do látex utilizado pela Mercur para fabricar os produtos de borracha é adquirido de lavouras no estado de São Paulo e outra parte vem de comunidades extrativistas do estado do Pará. Isso faz parte do Projeto Borracha Natural, que visa uma (re)construção da cadeia sustentável da borracha, com base em modelos de negócio inovadores que promovam condições sustentáveis de produção florestal. Ao mesmo tempo, contribuem para a preservação da cultura e para o desenvolvimento das comunidades extrativistas.
 
- Qual é a mágica que faz a borracha apagar a escrita no papel?
Não existe mágica, e é mais simples do que parece. Acontece que o grafite do lápis ou da lapiseira gruda mais fácil na borracha do que no papel. É por isso que a borracha se solta quando ela é esfregada sobre o papel, soltando aqueles “farelos” onde fica grudado o grafite.
 
- Porque a borracha da Mercur é tão fofinha?
As borrachas da Mercur não são macias apenas para proporcionar conforto na hora de segurá-las. Na verdade, é muito mais do que isso: suas matérias-primas são responsáveis pela maciez e auxiliam na apagabilidade (poder de apagar o grafite).
 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub